"A empresa Energia em Movimento, Lda, detentora da marca AUTOSIL (desde 1925), dedica-se, à comercialização, instalação e assistência após-venda de baterias para aplicações de arranque, de tracção e estacionárias. Integramos Qualidade e Desenvolvimento Tecnológico em sistemas de energia".

HISTÓRIA

A identificação do fundador António Acácio da Silva com a sua empresa está bem patente no nome da própria empresa - A.A.Silva - e na marca comercial AUTOSIL - Auto ( de automóveis, como actividade central dos negócios) e Sil (de Silva, nome definitivamente ligado à nossa História). Esta identificação é motivo de orgulho no passado e de enorme responsabilidade e de compromisso com o futuro.


1925 António A. da Silva regista a firma A.A. SILVA em nome individual.


1934 A.A. SILVA concentra a sua actividade na importação de equipamento automóvel de origem francesa (CIBIÉ,KLAXON, BENDIX, JAEGER e PARIS-RHONE) e baterias GOULD (USA).


1937 A.A. SILVA é nomeado representante dos automóveis HOTCHKISS.

 

 

1939 As actividades principais da empresa são interrompidas pela 2ª. Guerra Mundial. São produzidas as primeiras baterias com a marca AUTOSIL.


1945 O fim da guerra permite retomar o conjunto das actividades que passa a incluir a representação dos camiões BERLIET, que constituíram uma contribuição valiosa para o desenvolvimento da empresa. Aumenta a produção de baterias.

1950 É construida em Paco d'Arcos uma unidade de produção de baterias num terreno com uma área de 80.000 m2.
 

1953 É iniciado fabrico de pilhas secas de zinco-carbono que chegou a assumir uma dimensão significativa na unidade industrial de Paço d'Arcos.
 

1954 Primeiros fornecimentos de baterias para 1º. equipamento das principais marcas de automóveis em Portugal (FIAT, FORD, G.M, RENAULT, PEUGEOT, etc.).
 

1955 A.A. SILVA é eleito membro da Electrochemical Society de Princeton (N.J.).
 

1960 Desenvolvimento da produção de baterias de arranque com o aumento dos fornecimentos para 1º. Equipamento, acompanhando o crescimento da actividade das linhas de montagem dos OEM em Portugal. 
 

1964 A empresa individual A. A. SILVA dá lugar à criação de duas sociedades anónimas.

1973 Início da produção de baterias em caixa de polipropileno
 

1978 Lançamento das primeiras baterias de manutenção reduzida e sem manutenção.

1979 Inicio da exportação de baterias para equipamento de origem das marcas (Renault e Citroen em França).
 

1980 É descontinuado o fabrico de pilhas secas uma vez que concorrência internacional inviabilizava a sobrevivência de pequenas e médias fábricas desse tipo de produtos. Por outro lado, a produção de baterias de arranque, graças aos avultados investimentos em equipamento de produção e automação, não cessava de aumentar e a exportação representava, nessa altura, cerca de 60% da actividade da Autosil

1989 1990 Criação das filiais comerciais em Espanha e França

1991 Homologação das baterias AUTOSIL para fornecimento exclusivo da AutoEuropa (Ford/Volkswagen).

1992 Início dos investimentos industriais em França com construção de uma nova fábrica.

1994 Autosil adquire a CFEC, segundo maior fabricante francês de baterias, ao Grupo FIAT. Ascende, assim, ao quarto lugar entre os maiores fabricantes europeus, com uma quota de mercado na Europa superior a 7%.

1995 Obtenção do reconhecimento Q1 da Ford.

2002 Após as dificuldades financeiras que afectaram toda a indústria e que levaram ao encerramento das actividades industriais em França, a empresa A.A.Silva reassume a actividade indústrial e comercial da Autosil após ter procedido a um investimento de 30 milhões de €.

2003 Ao mesmo tempo que é reforçada a actividade comercial, com ênfase na distribuição e serviço após-venda em Portugal e Espanha centrada nas baterias de arranque, promove-se o alargamento da oferta de baterias industriais, estacionárias e de tracção, sustentada em parcerias com alguns dos principais fabricantes mundiais.

2004 Através de uma rigorosa selecção de parcerias, incrementam-se as actividade de sub-contratação tendo em vista salvaguardar a competitividade e diversidade da nossa oferta, tanto nas baterias de arranque como nas industriais, mantendo os elevados padrões de actualização tecnológica e Qualidade que têm caracterizado a história da Autosil
 

2007 São realizados na Autosil os primeiros testes de baterias construídas com células de ião de Lítio (Li-ion) de capacidade adequada a aplicações industriais e tracção eléctrica
 

2009 Conclusão do projecto de conversão eléctrica com baterias de lítio (ião-Li) do “Smart I win!” e realização dos primeiros ensaios de estrada e apresentações em público. Este veículo eléctrico, desenvolvido e realizado na Autosil, constitui uma primeira plataforma de teste para baterias avançadas.
 

2015 A marca AUTOSIL passa a ser propriedade da empresa Energia em Movimento, Lda

 

 

2025 Comemoração do Centenário!

POLITICA EMPRESARIAL

  QUALIDADE
A Qualidade tem sido, ao longo da nossa história, uma opção central.
Os vários reconhecimentos e certificados que fomos obtendo por parte dos principais construtores de automóveis e entidades oficiais, são apenas testemunhos dessa opção.

Não apenas a Qualidade dos nossos produtos, mas também a Qualidade dos processos, das condições de trabalho e a Qualidade das nossas relações de parceria com os nossos clientes, fornecedores e outras partes interessadas.

Consideramos que a saúde ocupacional, a segurança e o ambiente são factores de QUALIDADE indissociáveis da tecnologia, do design, dos métodos, do equipamento industrial e dos critérios de formação das pessoas que trabalham.
Dedicamo-nos ao projecto, fabrico, comercialização, instalação  assistência após-venda de baterias para aplicações de arranque, de tracção e estacionárias. Integramos Qualidade e Desenvolvimento Tecnológico em sistemas de energia.

    

  SERVIÇO AUTOSIL
Desde o início que a noção de SERVIÇO sempre esteve associada à actividade comercial da nossa empresa.
Uma eficaz cobertura geográfica, identificação da frota de distribuição e dos pontos de venda dos nossos clientes e uma tradição de mais de 75 anos de boas práticas comerciais, consolidaram as nossas relações com os nossos clientes e dignificaram a marca.

Actualmente, sempre na mesma linha que caracterizou a nossa história, continuamos a ter a maior frota de veículos comerciais dedicada exclusivamente à distribuição e assistência a baterias.
Tanto em Portugal como em Espanha (através das nossas filiais de Madrid e Barcelona), procuramos responder em 24 horas a todos os pedidos de baterias.

Também a recolha das baterias usadas em contentores próprios e o seu reencaminhamento para os circuitos de reciclagem autorizados, fazem parte do nosso serviço. Além do cumprimento de uma norma legal, contribuímos para a preservação do ambiente. Fazêmo-lo, também, há mais de 50 anos!

     
   PRODUTOS

Ao longo da sua história, as baterias Autosil foram sendo fabricadas com uma permanente preocupação pela Qualidade e actualização tecnológica.

Durante mais de 80 anos, as baterias AUTOSIL foram inteiramente concebidas, fabricadas e testadas nas nossas instalações, os meios de produção foram sendo gradualmente modernizados, desde os tempos em que a maior parte dos recursos tinham um carácter artesanal até aos dias de hoje em que foram sendo introduzidas novas tecnologias de automação e controlo que permitiram substanciais aumentos de produtividade, garantia de conformidade dos produtos e melhores condições de trabalho.

A opçao estratégica de aumentar a nossa oferta de produtos muito para além das baterias de arranque para o sector automóvel e os sucessivos ganhos de competitividade que os mercados exigem, levaram-nos a seleccionar um conjunto de fornecedores com quem trabalhamos em estreita parceria salvaguardando as especificações AUTOSIL e os padrões de QUALIDADE que os nossos clientes exigem. A Tabela Geral de Aplicações, acessível a partir do nosso site, reflete o resultado dessa opção estratégica

     

 

Porque é que uma bateria AUTOSIL é melhor do que uma bateria "igual"?

As baterias Autosil são projectadas e fabricadas segundo critérios técnicos que só são possíveis de respeitar com avultados investimentos em desenvolvimento de produto e com a competência e experiência adquirida ao longo dos anos.
Não basta comparar as dimensões ou o "aspecto exterior". Não é possível comparar uma bateria Autosil com uma outra aparentemente "igual", sem uma análise técnica cuidada.

Uma vez que as características reais de uma bateria dependem do projecto, da qualidade das matérias-primas e dos processos de fabrico, não pode deixar de existir uma relação directa entre o seu custo e a qualidade final.


A Qualidade poderá não ser perceptível de imediato e uma bateria Autosil poderá ser confundida com uma outra bateria «igual».

No entanto, a conformidade com as características de potência de arranque, capacidade, reserva de capacidade, ciclos de carga/descarga, etc. revelar-se-á ao longo da vida útil da bateria, na sua duração e na aptidão a fazer face às maiores exigências de utilização.

Desde a concepção das grelhas até ao desenho da tampa, tudo deverá contribuir para um conjunto de funções extremamente exigentes em termos químicos, electro-químicos, mecânicos e eléctricos.
Por exemplo, os fenómenos de corrosão e a sua influência sobre a duração da bateria estão associados às ligas de chumbo utilizadas, ao desenho de pormenor das grelhas, à qualidade da fundição e aos tratamentos térmicos e electro-químicos a que as placas estão sujeitas.

As características finais da bateria dependem de múltiplos parâmetros de projecto.
Existem relações fundamentais entre o volume e as características do electrólito e a massa total da matéria activa disponível nas placas.
O desenho dos terminais e a qualidade da ligação metalúrgica associada à sua soldadura, são determinantes para a vida útil da bateria.
Também as características técnicas e a qualidade dos separadores é determinante para garantir as correntes de arranque necessárias nas condições mais agrestes de utilização (temperaturas muito baixas ou muito altas).

Comercial

 

    Baterias Arranque:

    Manuel Ferreira (manuel.ferreira@autosil.pt)

    Joana Machado (joana.machado@autosil.pt) 

 

    Baterias Industriais:

    Sheila Wong (sheila.wong@autosil.pt)

 

Operações e Logística:

 

    Pedro Reis (pedro.reis@autosil.pt)

Voltar ao topo